Onde a ciência encontra a floresta
O Museu de Ciência da Amazônia (MuCA) nasceu em 2010 como uma iniciativa voltada à preservação da biodiversidade e pesquisa genética da Amazônia, utilizando de forma inédita todo potencial local para impulsionar o desenvolvimento sustentável por meio da bioeconomia.
Ao unir ciência e indústria, estabelecemos uma relação respeitosa e de aprendizado com o ambiente que permite, ao mesmo tempo, a criação de terapias e produtos voltados à saúde e a manutenção da riqueza nativa.
Objetivo
Nossa missão é promover prosperidade descentralizada, criando oportunidades de emprego qualificado para jovens no interior da Amazônia. Fazemos isso por meio da pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços fundamentados na vasta sociobiodiversidade da região, integrando conhecimento tradicional e inovação sustentável.
Ao capacitarmos e incentivarmos novas gerações a permanecerem na floresta, garantimos que a Amazônia e sua Terra Preta, um dos maiores legados e patrimônios da humanidade, sejam preservadas não apenas como um símbolo de riqueza natural, mas como um território vivo de oportunidades e desenvolvimento sustentável.
Desafio
Resultados
- Plano Museológico e Museográfico elaborados
- Exposição interativa estruturada para a comunidade local
- Previsão de 100 mil visitantes por ano