Museu de Ciências da Amazônia

Belterra está localizada no oeste do Estado do Pará, com população estimada em 12.707 habitantes (dados do IBGE, 2007) em sua maioria de ribeirinhos descendentes de tribos indígenas e da miscigenação muito característica que ocorreu em várias regiões amazônicas.

A cidade se destaca entre todas as demais cidades do estado do Pará por ter sido originada a partir da iniciativa da companhia Ford Industrial do Brasil em fins da década de 1920. Nesse período o legendário Henry Ford, em um de seus sonhos de grandeza, deu início ao projeto de plantio de seringueiras (Hevea brasilienses) com o propósito de colheita e produção de látex para o uso em suas fábricas automobilísticas, localizadas nos EUA. Toda essa história está esquecida, mesmo sendo uma das mais genuínas já ocorridas na Amazônia brasileira.

Desta forma os objetivos do projeto são:

1 – Resgatar, por meio de pesquisa documental, a história do município e elaborar um registro em forma de livro publicado.

2 – Divulgar uma das mais fantásticas experiências de estrangeiros no interior da Amazônia brasileira.

3 – Elevar a auto-estima da população local por meio do conhecimento da própria história.

4 – Valorizar a formação cultural e todo o processo conjuntural de implantação do sonho de Henry Ford no coração da floresta brasileira.